top of page

Glossário

Consulte o glossário e compreenda, de forma clara e objetiva, os principais termos de arquitetura, construção e legislação. Baseado na nossa aprendizagem e experiência profissional  enquanto arquitetos. 

A sua leitura não dispensa a consulta de profissionais da área jurídica, arquitetura e engenharia.

E

Edificação

Actividade ou resultado da construção, reconstrução, ampliação, alteração ou conservação de um imóvel destinado a utilização humana, bem como de qualquer construção que se incorpore no solo com carácter de permanência.

Edificar

Construir, no sentido restrito da obra arquitectónica.

Edifício

Toda e qualquer edificação destinada a utilização humana que disponha, na totalidade ou em parte, um espaço interior utilizável.

Edifício Devoluto

Considera-se devoluto o prédio urbano ou a fração autónoma que se encontre desocupada há mais de 1 ano. 

Elaborar

Executar com labor (trabalho). Organizar. Produzir uma obra.

Elevação

Acto de levar a nível mais alto. Fase da construção em que esta «cresce» em altura. Construção da estrutura de uma edificação. Aprumar. Fazer transportes verticais de baixo para cima.

Emboço

Primeira camada de argamassa que se aplica numa parede.

Empedrar

Aplica-se ao trabalho de calçadas. Revestir com pedras.

Empreendimento

Conjunto de uma ou mais obras integradas para uma determinada função ou objectivo.

Encarregado

Designação profissional. Auxiliar de gestão que tem por função dirigir directamente os operários de uma obra ou secção.

Encasque

Enchimento de regularização de uma superfície, como preparação para o emboço. Este enchimento de depressões nas superfícies de alvenaria é feito com o fim de evitar a aplicação de grandes espessuras de massa no emboço e reboco.

Enrocamento

Revestimento compactado com pedras a cuja designação se aplica o termo ligado à finalidade: pedra de enrocamento. Este revestimento serve de fundação ao massame e auxilia a drenagem das terras de apoio.

Entaipar

Aplicar taipa. Emparedar. Montar tapume.

Entrega

Dimensão longitudinal de uma secção de apoio dum elemento resistente.

Entulho

Resíduos de materiais provenientes de demolição ou desmoronamento de uma ou várias edificações.

Equipa de projeto

Equipa multidisciplinar, tendo por finalidade a elaboração de um projecto contratado pelo dono da obra ou especialmente regulamentado por lei ou previsto em procedimento contratual público, constituída por vários autores de projecto e orientada por coordenador de projecto, cumprindo os correspondentes deveres.

Esboço

Primeiros desenhos de um projecto feito normalmente à mão livre e onde se representam as primeiras ideais imaginadas do objecto pretendido. O mesmo que EMBOÇO.

Escada

Conjunto de degraus uniformemente espaçados, que possibilitam vencer rampas de forte inclinação sem escorregamento. Rampa dentada. As escadas podem ser fixas ou móveis, atingindo na segunda espécie, a quase verticalidade. Para cada utilização, há naturalmente uma escada própria e regras a respeitar.

Escadaria

Lanço de degraus normalmente ao ar livre.

Escala

Relação entre as distâncias ou dimensões representadas numa planta ou outro desenho e as distâncias ou dimensões correspondentes procuradas ou existentes. Se esta relação é apresentada em valores numéricos, diz-se escala numérica; se é apresentada com um troço de recta na qual se indica o valor que representa em comprimento para comparação com as dimensões das coisas representadas nos desenhos, diz-se escola gráfica. Também se designam por escalas, as réguas graduadas utilizadas para desenhar ou ler desenhos.

Esconso

Compartimento ou andar com os tectos inclinados no todo ou em parte. Espaços aproveitados sob os telhados ou sob lanços de escadas.

Escora

Peça que ampara, sustém, suporta cargas. Elemento constituinte de quase todos os tipos de asnas. Peça linear de eixo rectilíneo, sujeita principalmente a esforços de compressão.

Espelho

Superfície vertical de um degrau entre dois cobertores.

Espera

Termo que se utiliza para caracterizar um muro de suporte de terras que não atinge o ponto mais alto do desnível. No muro de espera, o restante do desnível é vencido com talude.

Esquema

Representação gráfica de uma rede de energia e/ou fluidos; de um circuito de movimentação de ‘coisas’; das relações entre os diversos órgãos de uma empresa, etc. Informação rápida.

Esquiço

Fase primária do estudo de um projecto ou pormenor. Esboço. Improviso.

Estafe

Mistura de gesso e pita com que se fabricam placas para construção de tectos em edifícios cujas estruturas que separam os pisos são em madeira.

Estaleiro

Segundo a definição original, tratava-se de ‘um local onde os artesãos e os operários em conjunto trabalhavam para uma mesma obra’. Se retirarmos o termo artesãos, temos uma definição actualizada, desde que, face ao gigantismo de muitas obras de hoje, se admita a existência de ‘outros locais’, para um mesmo estaleiro: os estaleiros centrais das empresas.

Estereotomia

Significa etimologicamente corte de sólidos e consiste na técnica de corte dos materiais de construção pedra, madeira, ferro ou plástico - de forma a adaptarem-se correctamente à construção.

Estimativa

Avaliação, cálculo, cômputo; juízo preliminar. Avaliação previsional de custos ou quantidades de trabalhos e/ou produtos.

Estirador

Tábua, mesa ou equipamento de desenho adequado sobre o qual se estira (estica) ou assenta o papel em que se desenha ou pinta.

Estudo Prévio

Documento elaborado pelo Projectista, depois da aprovação do programa base, visando a opção pela solução que melhor se ajuste ao programa, essencialmente no que respeita à concepção geral da obra.

Estuque

Argamassa composta de cal, areia finíssima e gesso, usada em vários tipos de ornatos e como acabamento final de paredes, normalmente interiores, dos compartimentos de um edifício.

Exposição solar

A orientação e a exposição solar é um dos fatores-chave a considerar para bem-estar, conforto e valorização do edifício.

Escritório átrio.jpeg
bottom of page