Glossário
Consulte o glossário e compreenda, de forma clara e objetiva, os principais termos de arquitetura, construção e legislação. Baseado na nossa aprendizagem e experiência profissional enquanto arquitetos.
A sua leitura não dispensa a consulta de profissionais da área jurídica, arquitetura e engenharia.
P
Padieira
Verga de madeira utilizada em construções rústicas. Pau.
Pano
1-Superfície de uma parede ou de um muro entre duas arestas.
2-Cada superfície de abóbada ogival limitada pelas nervuras.
3-Parede onde assenta o peitoril de uma janela.
Parapeito
Parede ou resguardo elevado à altura do peito, utilizado em janelas, terraços, pontes.
Parede
Vedação vertical de qualquer espaço. Muro que geralmente sustenta o madeiramento de um edifício. Na arquitectura actual existem dois tipos de paredes: as estruturais, que têm uma função resistente, e as de enchimento, que constituem as divisórias de compartimentos.
Partes comuns
São consideradas partes comuns, em geral, as partes de um edifício que não sejam de uso exclusivo de um dos condóminos: solos, alicerces, telhados, entradas, escadas, pátio, jardins, elevadores, garagens, etc.
Passadiço
Corredor ou galeria que faz a ligação entre dois edifícios ou entre diferentes zonas de uma construção. Passeio lateral de uma rua.
Passo
Distância horizontal entre dois focinhos de degraus de uma escada, indicativa da distância horizontal vencida com um passo. Número de sulcos de um parafuso por centímetro deste, também designado por ‘passo de rosca’.
Pastilha
Pequenos ladrilhos cerâmicos utilizados no revestimento protector e decorativo de paredes.
Patim
Pequeno patamar. Pequeno pátio.
Patologia
Estudo da acção dos agentes destruidores, das deformações e doenças sofridas pelos materiais utilizados numa construção.
Pavimento
Conjunto de dependências de um edifício situados no mesmo nível. Andar. Estrutura da superfície das ruas e estradas, aeroportos, campos de jogos, etc.
Pé-Direito
Distância que vai do pavimento ao tecto de um compartimento.
Peças de Projeto
Documentos, escritos ou desenhados que caracterizam as diferentes partes do projecto.
Pedreiro
Designação profissional do operário que na construção executa trabalhos de alvenaria com pedras naturais e artificiais. Alvanel. Assume ainda, como trabalhos complementares, a execução de encasques, rebocos, assentamento de cantarias e o apoio às montagens das instalações de águas, esgotos, electricidade, etc.
Peitoril
O mesmo que parapeito; também muito utilizado para designar a ‘tábua de peito’, hoje de pedra moldurada.
Perfil
Desenho em corte de um elemento arquitectónico. Secção perpendicular de um edifício destinada a mostrar a sua disposição interior. Secção de um terreno com vista a visualizar o seu declive.
Pérgula
Abrigo ou armação para trepadeiras em jardins e explorações agrícolas, constituído por colunas paralelas, longarinas e travessas, de madeira, ferro ou betão.
Pilar
Suporte vertical isolado, assente sobre uma base ou soco, rematado por capitel ou imposta. Tem maior poder de sustentação do que uma coluna e apresenta normalmente secção quadrangular, poligonal ou mesmo redonda.
Pilastra
Elemento vertical saliente de uma fachada, coincidente quase sempre com um pilar da estrutura. Em geral de cantaria aparelhada.
Pinázio
Fasquia de madeira moldurada que serve para rematar e fixar a junta entre dois vidros de um caixilho. Pilaretes de cantaria que numa chaminé suportam o apanha-fumos. Tabuinha.
Piso
O mesmo que PAVIMENTO. Cada um dos andares de uma casa. Face superior do degrau de uma escada.
Planta
Genericamente, é uma representação gráfica resultante de uma projecção horizontal de uma forma ou objecto. Em arquitectura de edifícios, é a projecção horizontal de um corte, também horizontal, produzido num piso a 0,90 m, acima do nível do respectivo pavimento.
Plataforma
Área plana horizontal elevada em relação à envolvente. Cais de embarque de passageiros e cargas nas estações ferroviárias.
Platibanda
Muro, grade ou balaustrada que rodeia um terraço ou um telhado. Moldura achatada mais larga que saliente.
Polígono de Implantação
O polígono de implantação é a linha poligonal fechada que delimita uma área do solo no interior da qual é possível edificar.
Porta
Vão rasgado num muro até ao nível do pavimento para permitir o acesso.
Portada
Painel de madeira que gira sobre gonzos e cobre, pelo interior ou pelo exterior, as vidraças das janelas. Grande porta geralmente decorada.
Prédio
Construção ou obra arquitectónica destinada normalmente à habitação e constituída por mais de um fogo.
Presa
Fenómeno termoquímico de que resulta o endurecimento de uma mistura de água com um aglomerante cálcico (gesso, cal ou cimento) no betão, alvenarias e massas de revestimentos.
Programa Base
Documento elaborado pelo Projectista a partir do programa preliminar, resultando da particularização deste, visando a verificação da viabilidade da obra e do estudo de soluções alternativas, o qual, depois de aprovado pelo Dono da Obra, serve de base ao desenvolvimento das fases ulteriores do projecto.
Programa Preliminar
Documento fornecido pelo dono de obra ao projectista para definição dos objectivos, características orgânicas e funcionais e condicionamentos financeiros da obra, bem como dos respectivos custos e prazos de execução a observar.
Projetista
Entidade singular ou colectiva que assume a responsabilidade pela elaboração do projecto ou programa.
Projeto
Conjunto de peças escritas e desenhadas que permitem, pela sua leitura, executar uma obra.
Projeto de Execução
Documento elaborado pelo projectista, a partir do estudo prévio ou do anteprojecto aprovado pelo dono de obra, destinado a facultar todos os elementos necessários à definição rigorosa dos trabalhos a executar.
Projeto Ordenador
Aquele que define as características impostas pela função da obra e que é matriz dos demais projectos que o condicionam e que por ele são condicionados.
Projeto de Especialidades
Projectos que contemplam as especificações técnicas necessárias à construção de edifícios, ou instalações de equipamentos.
Promotor
Aquele que promove a realização de um empreendimento. O que faz avançar e cria condições para a realização de um projecto.
Propriedade Horizontal
Um edifício está constituído em Propriedade Horizontal quando se encontra dividido em frações autónomas (unidades independentes), nomeadamente apartamentos, andares e garagens.
Prumada
Vertical tirada a partir da linha de prumo.

E-mail: ac@ac-arquitetos.com
Telemóvel: +351964222226