Glossário
Consulte o glossário e compreenda, de forma clara e objetiva, os principais termos de arquitetura, construção e legislação. Baseado na nossa aprendizagem e experiência profissional enquanto arquitetos.
A sua leitura não dispensa a consulta de profissionais da área jurídica, arquitetura e engenharia.
A
Aba
Prolongamento de um telhado além da prumada das paredes, em torno de um edifício, ou de alguma parte dele.
Abertura
Acto de colocar em obra os últimos materiais de construção de zonas, áreas ou compartimentos de um edifício e que se enunciam num mapa de acabamentos.
Abrigo
Designa-se como tal qualquer construção provisória ou persistente que tem como função única proteger pessoas ou bens contra a acção de agentes agressivos como o sol, o vento, a chuva, inundações, etc.
Acabamento
Acto de colocar em obra os últimos materiais de construção de zonas, áreas ou compartimentos de um edifício e que se enunciam num mapa de acabamentos.
Acesso
Chegada, aproximação; caminho através do qual se chega a.
ADENE
A Agência para a Energia (ADENE) é uma instituição portuguesa responsável pela regulação e supervisão do setor de energia no país.
Aduela
Estrutura curva de abóbada. Tábua curva do tonel. Tábua que guarnece as faces interiores do vão na espessura da parede; parte do alisar.
Afagar
Desbastar saliências e asperezas. Tornar liso e agradável ao tacto.
Água
Qualquer dos planos inclinados que constituem uma cobertura em telhado.
Água - Mestra
A maior das águas de um telhado.
Água-Furtada ou Águas Furtadas
Piso de uma casa cuja cobertura é o telhado, tendo uma área útil inferior aos restantes pisos a que se sobrepõe.
Ala
Asa. Corpo lateral de um edifício ou bloco de edifícios, ladeando o corpo central.
Alvará de Construção
O Alvará de Construção é um documento que habilita o titular a executar uma obra de construção, nos moldes descritos no referido alvará.
Alçado
Desenho da fachada de qualquer edifício, em relação somente às suas dimensões horizontais e verticais. Projecção sobre um plano vertical, paralelo a uma das faces do objecto representado.
Aldraba
Peça normalmente de ferro na parte exterior de uma porta, que serve para chamar a atenção no interior e para erguer a tranqueta que fecha a porta pelo lado de dentro.
Algeroz
Canal de escoamento das águas pluviais, numa cobertura e no grosso das paredes.
Alheta
Reentrância que produz sombra, baço. Junta entre dois elementos que fica recolhida em relação ao plano destes. Mocheta de secção rectangular utilizada para fingir juntas alhetadas.
Alicerce
Termo que designa genericamente a base de qualquer construção abrangendo tudo o que intervém na transmissão de cargas ao solo, como os próprios caboucos.
Alinhamento
Figura geométrica com uma só dimensão, definido por um ponto de partida e outro de chegada. Em obra define-se normalmente por duas estacas quando em alinhamento recto. Em terminologia de madeira, significa o acto de marcar o primeiro corte longitudinal num foro a desfiar.
Alpendre
Construção à frente de uma fachada ou porta, pouco profunda e normalmente sustentada por colunas, pilares ou muros laterais.
Alteração
Degradação; desfiguração, decomposição. Dar novas formas para satisfação de novas exigências. Modificação de fisionomia ou cores. Refazer um programa de trabalhos.
Altura da edificação
A altura da edificação é a dimensão vertical medida desde a cota de soleira até ao ponto mais alto do edifício, incluindo a cobertura e demais volumes edificados nela existentes, mas excluindo chaminés e elementos acessórios e decorativos, acrescida da elevação da soleira, quando aplicável.
A noção de altura da edificação está associada à noção de "invólucro da edificação", isto é, ao volume total definido pelos paramentos exteriores do edifício, incluindo a cobertura. É este "invólucro da edificação" que interessa definir nos instrumentos de planeamento territorial, dado que é ele que estabelece a quantidade de construção que é realizada ou pode ser realizada numa dada porção do território.
O termo cércea, sinónimo de bitola ou gabarito, é, por isso, apropriado para referir a altura da edificação. Não deve ser utilizado para designar a altura da fachada.
Altura da fachada
A altura da fachada é a dimensão vertical da fachada, medida a partir da cota de soleira até à linha superior da cornija, beirado, platibanda ou guarda de terraço, acrescida da elevação da soleira, quando aplicável.
A altura da fachada é um parâmetro urbanístico relevante para controlar o desenvolvimento vertical da fachada do edifício na confrontação com via pública ou logradouro. Este parâmetro urbanístico será normalmente definido para as fachadas que se desenvolvem a partir do nível do solo.
No caso dos edifícios que confrontam com duas vias públicas ou logradouros a cotas muito diferentes, pode ser necessário fixar duas alturas da fachada. A altura da fachada onde se encontra a entrada principal (Hf1) resulta diretamente da definição. A altura da outra fachada (Hf2) pode ser fixada arbitrando uma cota de soleira auxiliar (S2), que será a cota do piso mais próximo do passeio adjacente a essa fachada.
Altura de passo
Diz-se da altura de um degrau, medida entre as faces superiores dos cobertores. O termo passo aparece ligado à altura pela relação existente entre esta e o avanço de 0,64 m atribuídos a um passo.
A altura entre pisos é a distância vertical entre as faces superiores dos pavimentos de dois pisos consecutivos.
A altura entre pisos corresponde à soma do pé-direito do compartimento inferior com a espessura do pavimento superior.
Alvará
Documento que relaciona todas as habilitações detidas por uma empresa.
Alvenaria
Conjunto dos materiais pedregosos em fragmentos de grandeza apreciável, dispostos convenientemente de forma a constituírem maciços; ligam-se entre si por meio de argamassa, formando a alvenaria ordinária, a alvenaria hidráulica, a alvenaria de tijolo, etc., ou apenas se travam entre si, pela maneira como se dispõem por sobreposição (é o caso da alvenaria ensossa ou de pedra seca, etc.). Para a confecção da alvenaria usa-se a pedra, normalmente aparelhada, ou o tijolo.
Amovível
Que pode remover-se; transferir-se.
Ampliação
Tornar mais amplo; maior; dilatar; acrescentar área de utilização à construção existente.
Andaime
Armação de madeira ou metal usada na construção, permitindo alcançar as alturas dos pontos de trabalho. Pode ser fixo ou rolante. O que se destina ao trabalho nas paredes é constituído por peças verticais ligadas às paredes por peças horizontais, os caibros, que suportam as pranchas. O que se destina a trabalhar tectos constitui-se por caibros que se apoiam obliquamente contra as paredes e que são reunidos por travessas que suportam uma prancha.
Andar
Cada um dos pisos de um edifício acima do piso térreo.
Andar Nobre
Andar nos palácios ou edifícios nobres onde se concentram os salões, particularmente o salão nobre, e que corresponde normalmente ao primeiro andar. Muitas vezes, o andar nobre é acusado exteriormente através de elementos decorativos ou de um tipo diferente de aberturas.
Anexo
Edifício que se constrói junto ou próximo de outro para comportar serviços ou instalações necessárias ao principal.
Anteprojeto
Documento a elaborar pelo Projectista, correspondente ao desenvolvimento do Estúdo Prévio aprovado pelo Dono de Obra, destinado a estabelecer, em definitivo, as bases a que deve obedecer a continuação do estudo sob a forma de Projecto de execução.
Aparelhar
O mesmo que aparar; combinar duas peças formando par. Dar aparelho; a demão preparatória (primário) de qualquer pintura.
Apartamento
fogo inserido num edifício com mais do que um fogo e cuja entrada principal dá para uma escada, corredor ou pátio (fonte: INE).
Aprumar
Tornar vertical. Acertar a posição com o prumo. Correcto.
Área
Em construção, o termo aparece quase sempre ligado a um complemento que lhe completa o significado face à utilização. Exemplos: área útil; área de construção; área de implantação; área coberta; área técnica; área livre; etc.
Área Bruta de Construção
A Área Bruta de Construção (ABC) corresponde à soma de Área Bruta Privativa com a Área Bruta Dependente e corresponde ao somatório (m2) das áreas brutas de todos os pavimentos de um imóvel, medida pele perímetro exterior e eixos das paredes ou outros elementos separadores do edifício ou fração.
Área Bruta Dependente
Corresponde às áreas cobertas e fechadas de uso exclusivo, ainda que constituam áreas comuns, mesmo que situadas no exterior do edifício ou da fração, cujas utilizações são acessórias relativamente ao uso a que se destina o edifício ou fração, considerando-se, para esse efeito, locais acessórios as garagens e parqueamentos, as arrecadações, as instalações para animais, os sótãos ou caves acessíveis e as varandas, desde que não integradas na área bruta privativa, e ainda outros locais privativos de função distinta das anteriores (fonte: Código do IMI).
Área Bruta de um Piso ou Fração
Superfície total de um dado piso ou fração, delimitada pelo perímetro exterior das paredes exteriores e pelo eixo das paredes interiores separadoras dessa fracção, relativamente às restantes.
Área Bruta Privativa
É a superfície total, medida pelo perímetro exterior e eixos das paredes ou outros elementos separadores dos edifícios ou da fração, inclui varandas privativas fechadas, caves e sótãos privativos com utilização idêntica à do edifício ou da fração (fonte: Código do IMI).
Área de construção do edifício
A área de construção do edifício é o somatório das áreas de todos os pisos, acima e abaixo da cota de soleira, com exclusão das áreas em sótão e em cave sem pé-direito regulamentar, expressa em metros quadrados.
A área de construção é, em cada piso, medida pelo perímetro exterior das paredes exteriores e inclui os espaços de circulação cobertos (átrios, galerias, corredores, caixas de escada e caixas de elevador) e os espaços exteriores cobertos (alpendres, telheiros, varandas e terraços cobertos).
Área de Implantação do edifício
A área de implantação do edifício é a área de solo ocupada pelo edifício, expressa em metros quadrados. Corresponde à área do solo contido no interior de um polígono fechado que compreende:
- O perímetro exterior do contacto do edifício com o solo;
- O perímetro exterior das paredes exteriores dos pisos em cave.
No caso muito particular dos edifícios que se desenvolvem "em ponte" sobre via pública, à área de implantação, calculada nos termos da definição, é retirada a área de via pública contida no interior do polígono.
Área de intervenção do plano
Porção contínua do território, delimitada por uma linha poligonal fechada, sobre a qual o plano dispõe.
A área de intervenção do plano é sempre delimitada na sua planta de síntese (planta de ordenamento no Plano Diretor Municipal, planta de zonamento no Plano de Urbanização, planta de implantação no Plano de Pormenor) através de uma linha poligonal fechada cujos vértices devem ser coordenados no sistema de referência planimétrico oficial do país.
Área de solo
Porção de território delimitada em planta por uma linha poligonal fechada.
A área de solo é também a medida da área da representação planimétrica dessa porção de território.
A área de solo, como medida, pode ser expressa em metros quadrados, quilómetros quadrados ou hectares.
Área do terreno livre
A área de terreno livre corresponde ao terreno não ocupado pelas construções (espaços exteriores) e integra jardins, parques, campos de jogos, piscinas, quintais e outros logradouros.
Área útil de um Piso ou Fração
Soma da área útil de todos os compartimentos exteriores de um dado piso ou fracção, excluindo-se vestíbulos, circulações interiores, escadas e rampas comuns, instalações sanitárias, roupeiros, arrumos, armários nas paredes e outros compartimentos de função similar, e mede-se pelo perímetro interior das paredes que delimitam aqueles compartimentos, descontando encalços de 30 cm, paredes interiores, divisórias e condutas.
Areado
Coberto de areia. Misturado com areia. Limpo com areia e água. Aplica-se também à pintura áspera como areia (alguma tinta texturada).
Aresta
Intersecção de dois planos que formam ângulo diedro exterior. Esquina.
Área rural/campo
As áreas rurais são áreas com uma densidade demográfica relativamente baixa e sem cidades de dimensão significativa. O campo refere-se a certas formas de paisagem e de usos do solo, em que a agricultura e as áreas naturais desempenham um papel importante.
'As áreas rurais têm uma base económica cada vez mais diversificada. Embora a agricultura ainda desempenhe um papel importante em numerosas áreas rurais, outras fontes de rendimento têm-se entretanto desenvolvido, como o turismo rural, as atividades industriais de pequena escala, a economia residencial (atração de reformados), a produção de energias renováveis, etc. Muitas áreas rurais são multifuncionais e algumas delas estão sob a influência de áreas metropolitanas e grandes cidades, como consequência das melhorias verificadas nas infraestruturas de transportes e comunicações.'
Área total de construção
Somatório das áreas de construção de todos os edifícios existentes ou previstos numa porção delimitada de território.
A área total de construção deve ser desagregada em função dos usos, distinguindo-se nomeadamente: habitação (Ac hab), comércio (Ac com), serviços (Ac serv), estacionamento (Ac est), arrecadação (Ac arr), indústria (Ac ind) e logística e armazéns (Ac log).
Para além desta distinção, devem ser contabilizadas separadamente as áreas totais de construção acima e abaixo da cota de soleira.
A área total de construção pode ainda ser desagregada em função da finalidade pública ou privada dos edifícios, distinguindo-se a área total de construção destinada a equipamentos públicos de utilização coletiva da área total de construção destinada a todos os outros fins.
A designação área total de construção substitui outras, vulgarmente utilizadas como área bruta, área coberta e área de pavimento.
Área total de implantação
Somatório das áreas de implantação de todos os edifícios existentes ou previstos numa porção delimitada de território.
A área total de implantação pode ainda ser desagregada em função da finalidade pública ou privada dos edifícios, distinguindo-se a área total de implantação destinada a equipamentos públicos de utilização colectiva da área total de implantação destinada a todos os outros fins.
Área urbana
Área fisicamente integrada numa cidade de grande ou média dimensão, caracterizada por uma importante percentagem de superfície construída, uma elevada densidade de população e de emprego e redes significativas de infra-estruturas de transportes e outras (por oposição às áreas rurais). As áreas urbanas podem englobar áreas verdes não construídas, geralmente utilizadas para fins recreativos pelos habitantes da cidade.
Área urbana consolidada
Área de solo urbanizado que se encontra estabilizada em termos de morfologia urbana e de infraestruturação e está edificada em, pelo menos, dois terços da área total do solo destinado a edificação.
Área urbana funcional
Área de influência de uma cidade, sendo geralmente definida a partir de dados estatísticos (por exemplo, fluxos casa-trabalho).
'A maioria dos Estados europeus produziu definições de área funcional urbana ou conceitos semelhantes, como áreas de deslocação pendular casa-trabalho, bacias de emprego ou regiões urbanas funcionais. No âmbito do Programa ESPON I procedeu-se a uma primeira identificação e delimitação de áreas urbanas funcionais (AUF) ao nível europeu, tendo por base uma definição estatística harmonizada (Cf. ESPON 1.1.1, The role, specific situation and potentials of urban areas as nodes in a polycentric development, coordenado por Nordregio. Relatório final, 2004).'
Áreas abandonadas
As áreas abandonadas são áreas (geralmente urbanas) que sofreram uma decadência significativa com o declínio ou abandono industrial, fecho de empresas, esvaziamento de habitações e encerramento de unidades comerciais, tendo um ambiente urbano degradado e ruas virtualmente vazias durante a noite. Algumas áreas abandonadas estão também contaminadas e podem ser consideradas como terrenos industriais abandonados. A existência de áreas abandonadas constitui uma das causas principais de stress ambiental em aglomerações urbanas.
Áreas de cedência
Porções de território que, no âmbito das operações de loteamento, os proprietários e demais titulares de direitos reais sobre os prédios a lotear (ou a sujeitar a qualquer operação urbanística que nos termos de regulamento municipal seja considerada como de impacte relevante), cedem gratuitamente ao município, para implantação dos espaços urbanos de utilização coletiva, dos espaços verdes de utilização coletiva, dos equipamentos públicos de utilização coletiva e das infraestruturas que, de acordo com a lei e a licença ou comunicação prévia devam integrar o domínio municipal.
As operações urbanísticas que nos termos de regulamento municipal sejam consideradas como de impacte relevante também determinam a cedência de porções de território nos mesmos moldes das operações de loteamento.
Aresta viva
Diz-se como tal, uma aresta sem quebra de continuidade. Em madeiras significa sem descaio; com a secção formando um quadrilátero perfeito. Usa-se a expressão quina viva.
Argamassa
O termo designa todas as massas utilizadas em obra de alvenaria e rebocos, não tendo já aplicação nas massas usadas pelo estucador.
Armadura
Designação atribuída às protecções das lâmpadas de iluminação. Conjunto de varões de aço cortados, dobrados e atados para betão armado.
Arquiteto
Titulo atribuído pela Ordem dos Arquitectos ao Profissional responsável por projectos, planos e actividades de consultadoria, gestão e direcção de obras, planificação, coordenação e avaliação, no domínio da arquitectura.
O arquitecto projecta assim o edifício, controla as fases de construção, observa as necessidades do útil e a satisfação dos desejos humanos, quer estes signifiquem ordens ontológicas, estéticas ou éticas. Vela por que as construções sejam adaptadas e, correspondendo a exigências de perfeição e cumpram também, e organicamente, a finalidade útil para que a construção observe um fim prático.
Arrecadação
Local onde se guardam coisas a recato.
Asna
Estrutura reticulada plana, em geral de suporte de um telhado, Existem variados tipos, cabendo no entanto todos naquela designação.
Assentamento
Movimento de pressão de cima para baixo e efeito da gravidade que se opera numa parede ou construção.
Aterro
Porção de terra ou entulho para cobrir, nivelar ou elevar um terreno.
Átrio
Pátio de acesso ao interior de um edifício; vestíbulo.
Autor do Projeto
Técnico que elabora e subscreve, com autonomia, o projeto, os projectos parcelares ou parte do projecto e subscreve as declarações e os termos de responsabilidade respectivos, devendo, nos projectos que elabora, assegurar o cumprimento das disposições legais e regulamentares aplicáveis.

E-mail: ac@ac-arquitetos.com
Telemóvel: +351964222226