Zonas inundáveis: O que se pode construir em terrenos sujeitos a cheias

As zonas inundáveis são as áreas junto dos cursos de água, ou do mar, que a cheia de referência pode ocupar. Quem compra um terreno nestas zonas, ou projeta uma habitação nelas, encontra interdições à construção, exigências de cotas mínimas e pareceres próprios que se somam à licença municipal. A seguir explica-se o que são estas zonas, o que está interdito, que entidades intervêm e quais as consequências de avançar sem autorização.
O que são zonas inundáveis ou ameaçadas pelas cheias
A Lei da Água (Lei n.º 58/2005, de 29 de dezembro, na redação atual) define «zona ameaçada pelas cheias» como a área contígua à margem de um curso de água que se estende até à linha alcançada pela cheia com período de retorno de 100 anos, ou pela maior cheia conhecida quando não existam dados que permitam identificar a anterior (artigo 4.º, alínea ggg). Constituem zonas inundáveis ou ameaçadas pelas cheias as áreas contíguas à margem dos cursos de água ou do mar que se estendam até à linha alcançada pela maior cheia com probabilidade de ocorrência num período de retorno de um século (artigo 40.º, n.º 1).
Estas zonas devem ser classificadas e delimitadas graficamente, distinguindo as áreas em que é proibida a edificação e aquelas em que a edificação é condicionada (artigo 40.º, n.º 2). Uma vez classificadas, ficam sujeitas às interdições e restrições previstas na lei para as zonas adjacentes (artigo 40.º, n.º 3).
Período de retorno de 100 anos significa que a cheia tem, em cada ano, uma probabilidade de 1% de ocorrer. Não quer dizer que aconteça só de cem em cem anos.
A margem do rio não é o limite do risco: a zona inundável pode estender-se muito para além dela.
Margem, zona adjacente e REN
Figura | O que é | Fonte |
Margem | Faixa contígua ao leito, com 50 m (águas do mar e navegáveis sob jurisdição marítima ou portuária), 30 m (restantes navegáveis e albufeiras públicas) ou 10 m (águas não navegáveis, como torrentes e barrancos) | |
Zona adjacente | Área contígua à margem classificada por portaria por se encontrar ameaçada pelo mar ou pelas cheias, que se mantém propriedade privada | |
Zona ameaçada pelas cheias não classificada | Área delimitada nos planos territoriais, sem portaria de zona adjacente | |
As zonas ameaçadas pelas cheias não classificadas como zonas adjacentes integram a REN | Decreto-Lei n.º 166/2008, anexo I |
A classificação como zona adjacente é feita por portaria do membro do Governo responsável pelas áreas do ambiente e da conservação da natureza, com planta de delimitação anexa (Lei n.º 54/2005, artigo 23.º, n.os 3 e 4). A iniciativa pode ser do Governo, da Agência Portuguesa do Ambiente ou da câmara municipal (artigo 23.º, n.º 2). O ónus resultante da classificação está sujeito a registo predial (artigo 24.º, n.º 4).
O que é interdito e o que se pode fazer
Nas zonas adjacentes, a portaria define áreas de ocupação edificada proibida e áreas de ocupação edificada condicionada (Lei n.º 54/2005, artigo 25.º, n.º 1).
Ocupação edificada proibida: É interdito destruir o revestimento vegetal ou alterar o relevo natural, com exceção das culturas tradicionais; instalar vazadouros, lixeiras, parques de sucata ou depósitos de materiais; realizar construções, edifícios ou obras suscetíveis de obstruir a livre passagem das águas; e dividir a propriedade em áreas inferiores à unidade mínima de cultura (artigo 25.º, n.º 2).
Infraestruturas indispensáveis e obras de correção hidráulica: Dependem de licença da autoridade que licencia a utilização dos recursos hídricos (artigo 25.º, n.º 3).
Equipamentos de lazer sem edifícios: Admitidos mediante autorização de utilização (artigo 25.º, n.º 4).
Ocupação edificada condicionada: Só se admite a construção de edifícios com autorização de utilização dos recursos hídricos, desde que constituam complemento indispensável de edifícios existentes e licenciados, ou inseridos em planos aprovados, e que os efeitos das cheias sejam minimizados por normas específicas, sistemas de proteção e drenagem e manutenção da permeabilidade do solo (artigo 25.º, n.º 5).
Cotas: Os pisos inferiores dos edifícios construídos nas áreas condicionadas devem ficar sempre acima das cotas previstas para a cheia de 100 anos, e este requisito deve constar expressamente do processo de licenciamento (artigo 25.º, n.º 6).
Se a zona ainda não estiver delimitada, os planos territoriais devem estabelecer as restrições necessárias para reduzir o risco, designadamente fixando que as cotas dos pisos inferiores sejam superiores à cota local da máxima cheia conhecida (Lei n.º 58/2005, artigo 40.º, n.º 5).
Reserva Ecológica Nacional
Nas áreas da Reserva Ecológica Nacional são interditos os loteamentos, as obras de urbanização, construção e ampliação, as vias de comunicação, as escavações e aterros e a destruição do revestimento vegetal, salvo os usos e ações compatíveis (Decreto-Lei n.º 166/2008, artigo 20.º, n.os 1 e 2).
Um proprietário com um terreno a 40 m de uma ribeira de caudal descontínuo (margem de 10 m) pode estar, apesar disso, dentro da zona inundável. O que decide é a cota da cheia de 100 anos, e não a distância à água.
Licenças e pareceres
Licença municipal: Continua necessária. O regime jurídico da urbanização e da edificação, republicado pelo Decreto-Lei n.º 108/2026, de 29 de maio, sujeita a licença as obras de construção, alteração, ampliação ou demolição em áreas sujeitas a servidão administrativa ou restrição de utilidade pública, quando não previstas em plano de pormenor, loteamento ou unidade de execução (artigo 4.º, n.º 2, alínea h).
Parecer antes da classificação: Até à aprovação da delimitação, o licenciamento de operações de urbanização ou edificação está sujeito a parecer vinculativo da autoridade nacional da água quando se localize dentro do limite da cheia de 100 anos, ou de uma faixa de 100 m para cada lado da linha de água quando aquele limite seja desconhecido (Lei n.º 58/2005, artigo 40.º, n.º 7). A Lei n.º 54/2005 prevê, para as mesmas situações, o parecer favorável da autoridade competente para o licenciamento de utilização de recursos hídricos (artigo 25.º, n.º 9).
Obras em margens privadas: Nas parcelas privadas de leitos e margens de águas públicas não é permitida a execução de obras, permanentes ou temporárias, sem autorização da entidade que tem jurisdição sobre as águas (Lei n.º 54/2005, artigo 21.º, n.º 2).
Entidades envolvidas
Entidade | Intervenção |
Autoridade nacional da água: licencia utilizações de recursos hídricos, emite pareceres, fiscaliza, embarga e organiza o registo das margens e zonas adjacentes (Lei n.º 58/2005, artigos 7.º e 8.º; Lei n.º 54/2005, artigo 20.º) | |
Câmara municipal | Licencia as obras; pode propor a classificação; colabora na fiscalização por delegação (Lei n.º 54/2005, artigos 23.º, n.º 2, e 25.º, n.º 8) |
Articula os planos territoriais com a Lei da Água (Lei n.º 58/2005, artigo 7.º, n.º 3) |
Consequências de avançar sem autorização
Nulidade: São nulos todos os atos e licenciamentos que desrespeitem o regime das zonas adjacentes (Lei n.º 54/2005, artigo 25.º, n.º 7).
Embargo e demolição: A autoridade que licencia o uso dos recursos hídricos promove diretamente o embargo e a demolição das obras em violação. O proprietário é intimado a demolir e a repor o terreno, e, se não o fizer, a demolição é feita por sua conta, com despesas cobradas por execução fiscal (artigo 25.º, n.º 10, alínea a).
Empresas: As empresas que prossigam obras embargadas podem ser impedidas de participar em concursos públicos por prazo não superior a dois anos e privadas de benefícios fiscais e financeiros (artigo 25.º, n.º 10, alínea b).
Contraordenação: A violação do artigo 25.º é punível como contraordenação. A tentativa e a negligência são sempre puníveis (artigo 26.º, n.os 1 e 4). As coimas são graduadas entre os limites fixados pela Lei da Água (artigo 26.º, n.º 2). Os valores não são indicados porque o respetivo articulado não foi lido.
Para refletir
Construir numa zona inundável implica aceitar um risco que a lei tenta prevenir com interdições e cotas mínimas. Conhecer a cheia de referência, a classificação do terreno e os pareceres necessários é mais barato do que um embargo ou a perda de uma obra.
Nota: Este conteúdo foi elaborado com base na legislação portuguesa em vigor em outubro de 2026. Dada a evolução constante do quadro normativo e as especificidades de cada município, recomenda-se sempre a consulta junto da Câmara Municipal competente e o acompanhamento por técnicos habilitados.



